5 Dicas de como proteger a sua empresa contra ataques cibernéticos

Hoje em dia um dos bens patrimoniais mais valorosos que uma empresa possui são os seus dados virtuais. Praticamente todos os tipos de informações e documentos são feitos digitalmente, vivemos a era digital.

Sabendo disso elaboramos algumas dicas de como proteger a sua empresa de ataques virtuais e minimizar todos os riscos possíveis destes ataques.

ATUALIZAÇÕES DOS SISTEMAS

Sejam sistemas operacionais ou qualquer outro tipo de aplicativo ou programa de computador, esteja sempre atento às atualizações, principalmente as que visam corrigir brechas de segurança.

Muitas destas brechas são a principal porta de entrada para hackers ou pessoas mal intencionadas.

INVISTA EM ANTIVÍRUS E FIREWALL

Tenha em sua empresa um bom antivírus e de preferência aos antivírus pagos, pois estes são mais eficientes que os gratuitos. Muitos ataques podem ser evitados com um simples antivírus.

Tenha também um firewall instalado na sua rede. Essa ferramenta muitas vezes ignorada por boa parte das empresas pode lhe ajudar das mais diversas maneiras para controlar e evitar ataques cibernéticos.

POLÍTICA DE SEGURANÇA

Outro item importante para proteger a sua empresa é a criação de uma política de segurança. Defina os acessos permitidos, que usuários terão acesso a determinadas informações e que tipo de acesso.

Crie regras também para o uso de emails, internet e programas, assim não haverá os riscos de ter todo mundo com acesso ilimitado a tudo e a qualquer hora. Alguns firewalls possuem funções que auxiliam na execução de algumas regras da política de segurança.

BACKUPS

É vital para a continuidade do seu negócio que se adote uma rotina de backup na sua empresa. Caso os seus dados tenham se perdido, seja por falha de maquinário ou mesmo por um ataque cibernético, ter uma cópia de segurança pode fazer sua empresa nem sentir a perda.

Adote políticas de backup de como salvar e onde as informações mais importante da sua empresa.

INTERAÇÃO

Comunique e intere sempre todos os colaboradores sobre a necessidade de se tomar cuidados ao utilizar os equipamentos de informática, principalmente os que possuem acesso à internet. Caso a sua empresa disponibiliza pontos de acesso wi-fi para a internet para os colaboradores, deixe esta rede separada da principal rede interna da empresa.

Se a sua empresa precisa criar uma política de segurança, bem como protegê-la melhor contra ataques cibernéticos, realização de backups e antivírus e firewall contate a IMASIC Informática e tenha o melhor da segurança digital em sua empresa.