Computação em Nuvem

Computação em Nuvem ou Cloud Computing, entenda e aplique!

 

O que é computação em nuvem ou cloud computing e quais suas vantagens?

Através da computação em nuvem, os dados de uma empresa podem permanecer seguramente guardados em provedor internet, reduzindo de sobremaneira a complexidade de gestão de servidores internos em sua rede, além de possibilitar a redução de custos com TI.

Há também uma enorme vantagem no acesso remoto, ou seja, seus funcionários passam a acessar softwares operacionais (pedidos, por exemplo) ou dados de arquivos office a partir de qualquer local e dispositivo, podendo até mesmo acontecer acesso através do smartphone.

Quais as plataformas existentes?

Pode-se escolher entre as plataformas: Amazon AWS, Google Cloud ou Microsoft Azure. Para fazer a melhor escolha é recomendável contar com Consultor Técnico Especializado em computação na nuvem, pois a escolha equivocada pode levar a altos custos e a problemas de estruturação do servidor em nuvem.

Cloud Computing ou Computação em Nuvem – isso pode mudar o seu negócio!

Mobilidade para seus colaboradores!


Onde devo prestar atenção quando planejo migrar para nuvem?

  1. O volume de dados envolvido – isso precisa ser calculado por um especialista!
  2. Quais os tipos de arquivos, por exemplo, arquivos padrão Microsoft Office, bancos de dados relacionais, softwares que rodam localmente etc.
  3. De que forma a estrutura de dados está distribuida atualmente, por exemplo, está tudo em servidor de rede ou parte está nos microcomputadores dos usuários?
  4. Qual o protocolo de emails utilizado pelos usuários da empresa: protocolo pop, smtp ou imap? Trabalha com algum servidor de emails ativo, por exemplo Microsoft Exchange Server?
  5. Sua empresa possui algum sistema de cópia de segurança – backup – ativo? Caso afirmativo, qual seria o sistema?
  6. De que forma seus usuários fazem acesso internet atualmente? QUal seu fornecedor local de acesso internet, qual a velocidade ora contratada?
  7. Sua empresa trabalha com telefonia padrão VOIP e esta roda sobre a mesma infra-estrutura de dados?

Depois de documentados e considerados os pontos acima, é hora de montar uma tabela comparativa entre fornecedores CLOUD, comparando quem oferece os padrões técnicos necessários para a virtualização, além de comparar os custos envolvidos.

Nesse ponto, torna-se importante a suporte de um especialista, pois, algumas escolhas podem parecer atender melhor a curto prazo, porém, a médio e longo prazos apresentam-se inviáveis economicamente.

Não caia em armadilhas, conte com Especialistas Imasic para auxiliar na sua Virtualização!

Ligue AGORA para 11 2452-4002 e fale com Nosso Especialista ou use nosso CHAT!