Cabeamento Estruturado: O que é e qual a sua importância?

Cabeamento Estruturado: O que é e qual a sua importância?

Vamos primeiro entender o que significa cabeamento estruturado, segundo o Wikipédia:

“Cabeamento estruturado também conhecido pela sigla ‘KET’ é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidoresestaçõesimpressorastelefones,switcheshubs e roteadores . O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.”

A importância do Cabeamento Estruturado

O Cabeamento Estruturado é a base de uma rede de comunicações moderna. A padronização do cabeamento estruturado permite flexibilidade de instalação, independência de protocolos e fornecedores, bem como facilidades para gerir e crescer.

Desta forma, com a padronização caso seja necessário uma alteração de layout em um escritório devido a um remanejamento de pessoal, a reestruturação da rede no sistema de cabeamento estruturado ajuda a evitar perda de tempo ao agilizar todo o processo.

Como informação hoje é extremamente valiosa, o seu compartilhamento é vital para os negócios. Com a evolução da tecnologia a rede deve suportar aplicações de voz, dados, multimídias e vídeos. E a estruturação desta rede permite um trafego mais rápido e menos suscetível a falhas.

Por isso ao implementar uma rede com cabeamento estruturado deve-se levar em conta a sua extensão, o seu trafego e possíveis interferências eletromagnéticas.

A NBR 16264 aprovada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula procedimentos recomendados para a instalação de uma rede doméstica, com isso as empresas de tecnologia e profissionais da área passaram a tê-la como referência para instalações profissionais.

A má estruturação do cabeamento pode chegar a representar até 70% dos problemas da área de TI.

Os subsistemas que compõem o cabeamento estruturado são:

  • Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling)
  • Área de Trabalho (Work Area)
  • Cabeamento Vertical (Back Bone)
  • Armário de Telecomunicações (Telecommunications Closet)
  • Sala de Equipamento (Equipments Room)
  • Entrada de Facilidades (Entrance Facilities)

Percebeu a importância de sua empresa possuir um cabeamento estruturado? É com certeza um diferencial competitivo.

Ainda tem dúvidas?
Fale com Nossa Equipe Técnica, conheça nossos serviços, teremos prazer em esclarecer.

Ligue agora para 11 245204002