Manutenção Preventiva

Como fazer uma boa Manutenção Preventiva de Informática

Como fazer uma boa manutenção preventiva de Informática nas máquinas e equipamentos da sua empresa de forma simples e eficaz, aumentando a vida útil destes equipamentos e a preservação dos dados importantes para o seu negócio?

Neste artigo iremos abordar o significado da “Manutenção Preventiva de Informática” e como isso funciona no dia a dia de uma empresa preocupada e preparada para todo o tipo de adversidade como também empenhada no bom funcionamento de suas máquinas e equipamentos.

Em termos de Wikipédia e demais dicionários o significado de Manutenção Preventiva de forma genérica é uma manutenção e ou ação sistemática e periódica que visa monitorar e controlar com o objetivo de evitar ou reduzir falhas nas máquinas e equipamentos enquanto estes ainda estão em funcionamento, prolongando assim a vida útil dos mesmos.

E como o próprio nome diz, é um trabalho preventivo que quando bem executado, reduz consideravelmente os custos quando a manutenção acaba sendo corretiva.

Elencamos abaixo boas práticas e ideias para você começar uma manutenção preventiva em sua empresa.

INVENTÁRIO

Essa é a primeira e essencial necessidade para uma boa manutenção preventiva. Faça um inventário de todas as máquinas e equipamentos que você possui em sua empresa. Pesquisando na internet você descobrirá diversos tutoriais sobre como fazer um inventário de seu patrimônio, existem até mesmo aplicativos para isso, mas para início vamos propor algo bem simples, uma planilha eletrônica como o excel por exemplo.

Se possível faça uma lista bem detalhada deste inventário, com marca, modelo, ano de fabricação, caracteristicas, quando a sua empresa adquiriu o equipamento para se ter ideia da vida útil do equipamento. Assim você poderá saber se no caso de determinado equipamento, já está na hora de substituir por um novo. Alguns equipamentos, depois de um tempo de uso, mesmo com uma manutenção preventiva, não funcionam mais corretamente.

No caso de um computador por exemplo, além dos itens mencionados no parágrafo anterior para serem listados no inventário, tenha nesta lista o maior número possível de informações, como o processador deste computador, memória e tamanho do hard disk. Desta forma você saberá se ao adquirir algum software mai robusto qual máquina suportará rodá-lo ou se será necessário fazer um “upgrade” na máquina, ou mesmo adquirir uma máquina nova mais potente.

PERIODICIDADE

Quando se fala em manutenção preventiva a palavra chave para isso é periodicidade. Crie o hábito de periodicamente realizar uma manutenção nas máquinas e equipamentos. Isso fará com que funcionem corretamente e prolongará a vida útil dos mesmos.

E reforçando, isso deve acontecer de tempos em tempos, porque caso contrário, a manutenção ocorrer apenas quando der o problema deixará de ser preventiva e será corretiva. Quase sempre a manutenção corretiva sai bem mais cara em relação ao custo se a preventiva estivesse sendo executada periodicamente.

A manutenção envolve desde a troca de alguma peça defasada ou desgastada à limpeza – suporte informática. Sobre limpeza propomos a implementação da metodologia dos 5S´s. Neste link você pode conhecer um pouco mais sobre os 5S´s. Ele pode ser implementado para toda a sua empresa, não só para a área de TI ou nas correlações das máquinas e equipamentos. (http://www.pdca.com.br/site/artigos-haroldo-ribeiro/como-fazer-5s-nos-computadores.html)(http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/)

BACKUP

E por que backup como manutenção preventiva? Se você julga que os dados eletrônicos da sua empresa são vitais para que o seu negócio funcione, a realização de backups periódicos é uma manutenção preventiva contra arquivos danificados, arquivos perdidos, computadores e servidores “pifados”, e ataques de vírus e hackers.

Caso qualquer uma destas coisas aconteçam, basta restaurar o backup e dar continuidade no seu negócio praticamente sem perdas.

Para isso temos a melhor solução do mercado para backups online, o iBACKUP. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta. (https://www.imasic.com.br/backup-online-nao-perca-mais-seus-arquivos/)

PARCERIA

Que tal ter uma parceira para lhe ajudar com tudo isso? Como foi tratado num tópico acima, quando se pensa em manutenção preventiva, a periodicidade é essencial para que a prevenção ocorra. E nada melhor do que uma empresa especializada neste assunto.

Tornando-se um cliente periódico, essas manutenções ocorrem conforme o acordado entre as partes, bem como até mesmo a manutenção corretiva, que fica a cargo da empresa parceira quando incluída no acordo. Por se tratar de uma empresa especializada o trabalho mais pesado fica por conta dela, assim você terá mais tempo para focar no seu negócio.

Você sabe calcular a perda de receita para a sua empresa caso algum equipamento falhe e tenha que aguardar a manutenção corretiva? Negócios podem ser perdidos numa situação como essa, portanto o velho ditado que diz: “prevenir é melhor que remediar” é a melhor solução para o seu negócio. Tenha uma parceria com uma empresa que não vai te deixar na mão.

Temos as melhores soluções em produtos e serviços para uma boa manutenção preventiva.