O que é Cloud Computing ou Computação em Nuvem

O que é Cloud Computing ou Computação Nuvem?

 

Cloud Computing ou Computação em Nuvens nada mais é do que a utilização de qualquer aplicação, independente de qual tipo de plataforma forem executadas, de qualquer lugar do planeta, através da internet, como se as mesmas estivessem instaladas numa máquina local.

A utilização do termo ganhou força a partir de 2008, porém o conceito da ideia é de bem antes deste tempo. Apesar deste tempo a Cloud Computing é uma coisa nova por isso ainda está em evolução.

Compreendendo o Cloud Computing

Uma forma de compreendermos melhor como funciona a cloud computing é nos atentarmos a nossa forma como armazenamos os nossos dados, sejam eles documentos, planilhas ou músicas. Você pode armazená-la em um dispositivo em sua casa, como um notebook por exemplo. Você simplesmente “salva” o arquivo no hard disk da máquina.

Com a cloud computing (ou simplesmente computação nuvem),

você pode armazená-la nas “nuvens” e ter a vantagem de acessa-la de qualquer lugar do planeta. Existem uma infinidade de opções de armazenamento nas nuvens nos dias de hoje como Onedrive a Microsoft e o Drive da Google para este fim.
Estamos aqui apresentando uma das possibilidades da utilização em nuvem, mas outro exemplo interessante é a utilização de softwares nas nuvens. Hoje em dia muitos softwares tem a opção de utilizá-los via “internet”, sem a necessidade de instalá-lo na máquina local.

Alguns exemplos neste caso é o Microsoft Online Office 365, onde o pacote office é disponibilizado via internet e os programas da Adobe, como o Photoshop.

Um outro exemplo de utilização de cloud computing é o serviço de streaming de vídeos Netflix.

Algumas das vantagens da computação em nuvens

A estrutura mínima para executar a aplicação fica por conta da empresa que está disponibilizando o serviço.
Maior compatibilidade entre os sistemas operacionais já que é executado em um ambiente virtual.
O trabalho colaborativo fica mais fácil já que todos podem acessar o sistema de qualquer lugar e simultaneamente.
Se um servidor para de funcionar o outro da mesma estrutura continua a executar fazendo assim com que o aplicativo não pare.
Os custos com manutenção e atualização de softwares são praticamente nulos.

E você já pensou em Computação em Nuvem para a sua empresa?

Converse com um Consultor Técnico IMASIC e conheça as nossas soluções.