Sofrendo fiscalização? Veja como funciona o Licenciamento de software Microsoft

Sofrendo fiscalização? Veja como funciona o Licenciamento de Software Microsoft

 

Neste artigo iremos esclarecer algumas dúvidas sobre licenciamento microsoft. Como ocorre, quais as implicações caso eu não tenha licenciamento e o que eu posso fazer.

A Microsoft juntamente com seus parceiros vem ampliando seus esforços para combater a pirataria de seus softwares. Empresas no Brasil todo tem recebido telefonemas de alguns parceiros Microsoft informando que receberam uma denúncia de utilização de software irregular. Esses contatos podem ser através de emails ou mesmo telefônico.

Estes contatos às vezes com tom ameaçador, geralmente é feito por revendas Microsoft e solicitam o levantamento das licenças microsoft através de uma planilha chamada de PUA. Caso solicitem a instalação de algum tipo de software não instalem!

Recomendamos nestes casos a atualização da PUA e encaminhem a microsoft, pois o intuito dos parceiros microsoft não é o de entrar com algum tipo de ação, mas sim de vender/atualizar as licenças que estão em déficit. Sempre preenchendo todas as informações solicitadas com veracidade e o máximo de campos possíveis.

A Microsoft irá fazer uma verificação das licenças e caso tenha alguma divergência irão solicitar os comprovantes das licenças. Máquinas compradas através de Dell, HP e IBM por exemplo, geralmente não são de conhecimento da Microsoft, por isso tenha sempre as notas fiscais guardadas caso seja necessário.

Veja algumas dicas e tipos de licenciamento:

 

Licença Windows 2012

Somente duas opções são comercializadas nesta versão, a Standard e a Datacenter. Na Standard comporta até 2 máquinas virtuais no ambiente e utilizar o host físico para aplicações. Já a Datacenter é ilimitado a quantidade de máquinas virtuais no host físico.

Licenciamento de Software Office

Geralmente empresas que possuem estações que se conectam a um servidor para realizar operações possuem uma única licença achando que por estarem acessando um único servidor é necessário apenas uma única licença. O licenciamento da Microsoft em relação ao Office é por usuário. Então se você tiver 20 usuários, será necessário a aquisição de 20 licenças do Office para este ambiente.

Licenciamento de Call de Acesso

Cada usuário acessando o Windows em um servidor é uma “Call de Acesso”, ou seja, para cada usuário será necessário uma licença de acesso. Não importa em quantos servidores estiverem instalados o Windows.

A Microsoft disponibiliza um site explicando sobre pirataria, veja nesse link

Se a sua empresa não tem o devido controle do seu inventário de máquinas, softwares e licenciamento, entre em contato com a IMASIC e solicite uma auditoria de software.

Em caso de dúvidas não se desespere, entre em contato com a IMASIC.