TRABALHO REMOTO OU HOME-OFFICE
Em tempos difíceis como o do novo coronavírus (COVID-19), onde somos incentivados a trabalhar em casa, surge o tão falado Home Office, ou escritório em casa.
Vamos analisar os pré-requisitos para operacionalizar o Home Office, tanto do ponto de vista da empresa contratante quanto do trabalhador em Home Office.
Do ponto de vista da empresa contratante, é necessário atender aos seguintes requisitos técnicos:
- Disponibilizar os arquivos de trabalho para acesso remoto. Isso pode ser feito através de duas modalidades: acesso remoto aos servidores ou computação em nuvem (cloud computing). É recomendável contar com o suporte de uma empresa especializada para oferecer velocidade de acesso aos usuários remotos, disponibilidade permanente dos sistemas e garantir a segurança adequada.
- Aplicar sistemas de segurança contra invasões e infecções por códigos maliciosos. É importante manter uma política rigorosa de controle de usuários, além de utilizar dispositivos firewall e manter o antivírus atualizado.
- Utilizar um software de controle de ponto para trabalho remoto. Isso visa garantir o cumprimento das horas contratadas por cada colaborador, garantindo boas relações profissionais, sociais e trabalhistas.
Agora, olhando pelo lado do trabalhador em Home Office, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ter um equipamento atualizado como ferramenta de trabalho, seja um computador desktop ou notebook, com processador, memória e sistema operacional atualizados, como o Microsoft Windows 10, por exemplo.
- Instalar e manter atualizado o software antivírus no computador de trabalho.
- Evitar compartilhar o uso do computador de trabalho com crianças ou outras pessoas que possam causar inadvertidamente a corrupção de arquivos ou a infecção por códigos maliciosos.
- Instalar os softwares clientes recomendados pelo empregador contratante. Geralmente, a equipe de TI da empresa fornecerá assistência nesse processo.
- Contratar um serviço de acesso à internet com um provedor confiável, garantindo a velocidade contratada e um suporte ao cliente eficiente. Recomenda-se contratar uma linha com no mínimo 60 Mbps de velocidade, uma vez que pode ser necessário utilizar dados e voz simultaneamente.
- Instalar um sistema de voz sobre IP (VOIP) em seu smartphone ou computador, conforme recomendado pelo empregador.
Além disso, recomenda-se que o trabalhador que não está acostumado com essa experiência adapte-se a alguns hábitos, como estabelecer horários rígidos de trabalho, com início e fim de expediente. Ao começar o trabalho, tome um banho, vista-se adequadamente, evitando trabalhar de pijamas, pois em muitas ocasiões será necessário participar de videoconferências.
Adapte um local em sua residência para receber a estrutura de trabalho, pode ser uma pequena mesa, desde que esteja organizada. Além disso, certifique-se de que não haja espaço para passagem de pessoas atrás de sua mesa, especialmente na área visível da câmera de videoconferência, evitando constrangimentos.
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