Trabalho Remoto ou Tabalho HOME Office

Nos tempos difíceis do novo corona vírus (covid19), tempos nos quais somos estimulados a trabalhar de casa.

O tal HOME Office como dizem ou, escritório em casa.

Quais são os pré-requisitos para operacionalizar o HOME Office?

Analisemos o lado da empresa contratante e depois o lado do trabalhador HOME Office.

 

Observando o lado da empresa contratante dos serviços HOME Office, a empresa deverá atender aos seguintes quesitos técnicos:

  1. Disponibilizar seus arquivos de trabalho para acesso remoto – isso pode ser feitos através de duas modalidades: acesso remoto aos servidores ou cloud computing ou computação em nuvem. Para tanto é recomendável contar com o suporte de empresa especializada a fim de oferecer velocidade de acesso aos seus usuários remotos, além de disponibilidade de acesso permanente aos sistemas, além é claro da desejada segurança.
  2. Aplicação de sistemas de segurança contra invasões e contra infecção por códigos maliciosos. Importante manter uma política severa de controle de usuários, além de manter dispositivos firewall e antivírus atualzados;
  3. Software de controle de ponto para trabalho remoto. Visa garantir que o número de horas ora contratado de cada colaborador vai ser cumprido, garantindo boas relações profissionais, sociais e trabalhistas.

Agora, avaliando o lado do trabalhador HOME Office, o que é preciso atender:

  1. Que a sua ferramenta de trabalho – micro ou notebook – seja um equipamento atualizado, tanto em processador e memória, mas especialmente no sistema operacional atualizado – Exemplo do Microsoft Windows 10;
  2. Instalar e manter atualizado o sistema de antivírus de seu computador de trabalho;
  3. Evitar compartilhar o uso do computador de trabalho com crianças ou outras pessoas que possam inadvertidamente causar o corrompimento de arquivos ou a infecção do computador por códigos maliciosos;
  4. Instalar os softwares clientes recomendados pelo seu empregador contratante – em geral a área de TI da empresa vai auxiliar nisso;
  5. Não menos importante: contratar serviço de acesso internet em fornecedor confiável, tanto na garantia da velocidade contratada e ser disponibilizada, quanto no suporte ao cliente. Recomendo contratar linha com no mínimo 60 mb de velocidade, pois voce vai precisar utilizar dados e voz simultaneamente;
  6. Instalar algum sistema de voz sobre IP, conhecido como VOIP, em seu celular smartphone ou no seu microcomputador, conforme recomendação do seu contratante.

Por experiência própria, recomendo que o trabalhador que não está acostumado com essa experiência, que se adapte em alguns hábitos, por exemplo, estabeleça horários rígidos de trabalho, com começo e fim de expediente.

Ao começar o trabalho, logo nas primeiras horas da manhã (ou do expediente contratado), tome um gostoso banho, vista-se apropriadamente para o trabalho, pois não raras vezes voce vai participar de videoreuiões, portanto evite trabalhar de pijamas…

Adapte um local de sua residência para receber a estrutura de trabalho. Pode ser uma pequena mesa de trabalho, mas precisa estar arrumada e além disso cuide também para que atrás de sua mesa não haja espaço para passagem de pessoas, especialmente na parea de visão da câmera de videoconferência – isso vai evitar um bocado de constrangimento, acredite…

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Autor: Jair de Andrade