Verão e Chuvas – Evite panes

Evite panes e perdas de dados na temporada de chuvas. Faça manutenção preventiva em seus NoBreaks

Hoje vamos falar sobre uma combinação certamente perigosa para o seu negócio, chuvas e NoBreaks.

Acredito que seja importante para você manter o funcionamento ininterrupto dos seus equipamentos para seu negócio, não é mesmo?

Por isso gostaria de começar esse texto refletindo sobre a seguintes perguntas: Você tem problemas com os seus equipamentos quando cai uma chuva mais forte? Ou perde todo o trabalho que não havia sido salvo até aquele momento?

Se isso acontece, enquanto não há chuvas, tudo caminha em harmonia, porém, basta a primeira chuva mais forte para mudar completamente esse cenário.

Nesse caso, o prejuízo pode ser grande. Afinal, produção/serviço parado pode ocasionar uma perda de um trabalho em andamento ou até mesmo a perda de uma grande negociação por não ter como “acessar” as ferramentas e as informações necessárias.

E não só isso, a queda constante de energia, sem equipamentos adequados para segurar a descarga elétrica corretamente, ocasionando o mal funcionamento do equipamento ao restaurá-lo, ou até mesmo ocasionar um “bug” em algum software.

Então, o que fazer para minimizar estes os riscos e as perdas?

Simplesmente realizando uma boa gestão dos equipamentos e da estrutura onde elas estão conectados. Mas como fazer isso?

Conheça algumas dicas de como gerenciar os seus equipamentos para que não se tenha mais essas dores de cabeça:

ESTRUTURA ELÉTRICA ADEQUADA

Verifique a fiação elétrica da sua empresa, principalmente onde os equipamentos estão ligados. Prédios antigos tendem a dar mais problemas justamente por terem estruturas elétricas em desacordos com as regras e recomendações atuais.

Isso gera muitos problemas em toda a rede elétrica interna como curto circuitos por exemplo.

Veja se há a necessidade de trocar a fiação, com bitolas mais adequadas para a potência exigida pelo maquinário, trocas de tomadas e interruptores, bem como de caixa de distribuição e seus disjuntores.

EQUIPAMENTOS MODERNOS

Aqui vale ressaltar que não se trata de equipamentos modernos no que se refere a sua capacidade potencial de realizar o trabalho para o qual foi adquirido, mas sim em seu potencial de realizar a tarefa consumindo menos energia.

Alguns equipamentos, principalmente os mais antigos, onde não havia selo de qualidade para o consumo de energia de equipamentos elétricos e eletrônicos, demandavam uma quantidade grande de energia elétrica para o seu funcionamento. Além de sobrecarregar a rede elétrica, também aumentavam a conta com energia elétrica.

Sempre que possível, opte por utilizar ou mesmo comprar equipamentos que possuem um consumo elétrico reduzido.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: NOBREAKS E SUA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Deixamos este item por último na lista das dicas justamente por ser o mais importante. De nada adiantará tomar todas as medidas sugeridas nos parágrafos anteriores se não houver um equipamento que “segure” a energia elétrica na hora dos seus picos e quedas.

Estes equipamentos são conhecidos como Nobreaks, ou seja, eles funcionam como baterias que liberam energia contínua por um período de tempo conforme a sua potência quando a energia elétrica da rua para de funcionar.

Certamente sua empresa deve ter algum tipo de Nobreaks em seus equipamentos. O uso mais comum são em servidores, onde a maior parte das informações vitais para a sua empresa ficam armazenadas. Há também computadores estratégicos que numa queda de energia precisam funcionar por um período até que se dê tempo de salvar as informações.

Contudo, o mais importante para o bom funcionamento destes equipamentos são as suas manutenções, ou seja, verificar se estão funcionando corretamente e se irão dar conta do recado na hora em que forem acionados.

Há diversos relatos de empresas que deixaram os seus noBreaks sem nenhum tipo de manutenção ou verificação e no momento de uma queda de energia perceberam que os mesmos não estavam mais funcionando. Não precisamos nem lembrar das perdas ocasionadas pelo não funcionamento destes equipamentos.

CONCLUSÃO

A melhor maneira de se prevenir contra as chuvas é realizar manutenção preventiva em seus noBreaks. Somente assim, você estará protegido contra quedas de energia e não perderá o trabalho feito. Contudo todos os itens das dicas são importantes para que o número de quedas de energia não sejam constantes ou mesmo ocasionados por algum curto de uma rede elétrica interna precária.

Conheça o trabalho preventivo realizado pela IMASIC. Os seus noBreaks são analisados e testados para verificar o seu funcionamento, bem como se aquele tipo de noBreak é o mais indicado para aqueles equipamentos, ou se há a necessidade de trocá-lo, seja por um mais potente e mais adequado para aquela demanda, ou se é apenas uma necessidade de trocar alguma peça.