E-MAIL: O QUE SÃO OS PROTOCOLOS SMTP, POP3 E IMAP

Antes de mais nada, vale o reforço do significado de email: Email é uma forma de compor, enviar e receber mensagens através de meios eletrônicos, seja através de computadores, tablets, smartphones ou qualquer outro meio que permite essa comunicação eletrônica.

O sistema que permite essa comunicação dos emails é formado por dois servidores, um de recebimento e outro do envio das mensagens através de seus protocolos.

PROTOCOLO

O protocolo é a regra pela qual os emails são organizados e regidos na sincronização para a comunicação entre o seu remetente e o seu destinatário, tanto para o envio quanto para o recebimento das mensagens.

SMTP

O servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de Transferência de Correio Simples) é o protocolo responsável pelo envio dos emails. É utilizado para a entrega de um email a partir de um cliente de email ou de um servidor de email diretamente para um servidor de email.

POP3

O termo POP (Post Office Protocol – Protocolo dos Correios) é um servidor de recebimento de emails. Ele permite através de um acesso remoto acessar a caixa de entrada de um correio eletrônico e transferir todas as mensagens para um dispositivo local (computadores, smartphones ou tablets).

Quando as mensagens são baixadas para o seu acesso local, elas são apagadas do servidor, assim estas mesmas mensagens não poderão ser acessadas de outro lugar, somente através deste seu acesso local. Para que as mensagens possam ser vistas de outro local é necessário configurar neste acesso via POP3 que seja mantida uma cópia no servidor após a transferência das mensagens, assim elas permanecerão no servidor podendo ser acessada de qualquer outro local via webmail.

IMAP

IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é um gerenciador de recebimento de mensagens de email ligeiramente superior ao protocolo POP3, isso porque as mensagens permanecem no servidor por padrão, sendo apenas acessado pelo software escolhido através deste protocolo, assim sendo é possível acessar as mensagens de qualquer outro dispositivo.

Além da vantagem de visualizar as mensagens iguaizinhas de qualquer local de acesso, pois estão armazenadas no servidor, é possível compartilhar as caixas postais os usuários membros do mesmo grupo de trabalho e buscas por palavras chave.

Cloud computing ou computação em nuvem

A desvantagem do protocolo IMAP é que alguns servidores possuem limitação de espaço. Como as mensagens ficam armazenadas no servidor, pode ser necessário além de backups, deletar mensagens desnecessárias para a liberação de espaço ou contratar um servidor com um espaço maior de capacidade.

E AGORA, USO POP OU IMAP?

Tá certo, falamos tanto a respeito dos tais protocolos pop e imap, agora, qual o melhor para minha empresa? Essa dúvida é bastante comum. 

Em termos de resultados práticos, o uso de imap torna o ambiente muito mais flexível e com perfil móvel.

O imap, dentre outras coisas, permite configurar o seu outlook de forma a conseguir acessar seus emails, mesmo se o micro for formatado e perder todo o seu conteúdo. Permite também o acesso a emails a partir de vários micros em locais diferentes, ambos enxergando as mesmas pastas e conteúdos, além de tornar o outlook mais rápido e sem riscos de perdas de dados.

Ahhh, backup, isso não é problema pois, em geral, provedores de imap oferecem bons planos de duplicação de segurança de dados.

Dificuldades com o gerenciamento dos seus emails?

Contate a IMASIC e tenha todo o suporte necessário, seja através de chamado avulso ou de contrato de manutenção de informática.

Ligue agora para 11 2452-4002